ALIMENTAÇÃO DOS CURIÓS

A alimentação básica do curió é a seguinte:
- grãos:
alpiste - 60%
painço branco - 15%
painço verde - 10%
arroz em casca - 15%
Obs.: As sementes devem ser de boa procedência, especialmente de safra recente. Sementes, mesmo bem acondicionadas, mas se velhas, não possuem as qualidades nutritivas e de apeticibilidade se comparadas com as sementes novas. Pode-se acrescentar pequenas quantidades de outros grãos, como girassol, perila, niger, aveia etc. Porque não se consegue mais evitar os fungos que já estão em seu interior, não se deve lavar as sementes. O que se pode fazer é limpá-las e abaná-las para retirar a excessiva poeira. Cuidado com comida mofada, úmida ou mal armazenada; isto é uma das maiores fontes de doenças no plantel. Por segurança adicione sempre nos grãos 2 gramas de propionato de cálcio para 1 quilo de grãos que ficarão armazenados.
Como complemento se dará, servidos em potezinhos, para serem renovados todos os dias:

- ração granulada;
- farinha misturada: 50% fubazão; e
50% ração de codorna (cuidado com a umidade, adicionar proprionato de cálcio à 1,5 gr. por quilo)
- mais a seguinte mistura :
areia - 30%
cascalho - 25%
farinha de osso - 15%
farinha de ostra - 20%
sal mineral p/aves - 5%
saibro (areia) - 5%
Em fase de reprodução, deverá ser ministrada ao plantel, além da alimentação básica, uma especial que consiste simplesmente em uma broa de milho (farinhada caseira) obtida da seguinte receita:
- 2 copos de fubá grosso;
- 1 copo de leite;
- 1 copo de açúcar cristal;
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de fermento;
- 1 pitada de sal.
Obs.: a) bater bem e colocar no forno por 30 minutos;
b) tirar a casca torrada e secar ao sol, após passá-la em uma peneira de separar arroz; e
c) conservar numa lata fechada e utilizar por 15 dias.
Uma segunda forma seria a utilização de uma farinhada conforme abaixo:
Pode-se utilizar rações pré-fabricadas que tenham um nível de proteína acima de 20%- tomando-se todo o cuidado com o pré exame antifúngico.
Em qualquer dos casos, na hora de servir, adicionar à broa um pouquinho de ovo cozido, no momento. Deve-se, também, adicionar grãos de alpiste, gergelim, painço e arroz “cateto” integral, cozidos separadamente por vinte minutos, na hora. A proporção seria a seguinte: l quilo de broa, 3 ovos, 1 copo de grãos de alpiste e painço cozidos por 20 minutos. Lembrar que esta mistura fermenta rapidamente, então, por garantia contra os fungos que se formam, é melhor preparar o alimento, no mínimo, três vezes ao dia na hora de servir. Por segurança contra fungos, misturar 1 grama de “proprionato de cálcio” ou “Mold-zap®” para um quilo de qualquer alimento. Esse tipo de alimentação deve continuar até a idade de seis meses, quando os filhotes completam a primeira muda de penas. Em suma, faça você mesmo a farinhada ou tome todo cuidado com todas as rações existentes no mercado; só as utilize após exame negativo de fungos pois nem sempre elas estão isentas destes agentes patogênicos.

Comentários

Postagens mais visitadas