MANEJO NA VETORIZAÇÃO

Manejo na vetorização

Os pássaros possuem uma sensibilidade superior a nossa para a percepção dos sons do ambiente. Se estivermos rodando a instrução de canto em um aparelho de som, por melhor qualidade que apresente, e o canto de outro pássaro invadir o isolamento acústico, esse canto roubará a atenção do filhote.

Os primeiros três meses de vida do filhote compreendem o período em que estará mais receptivo à assimilação do dialeto do canto.

Após esse período entram em muda (muda de ninho) e ficam até cerca de seis meses meio refratários ao canto.

Após os seis meses passam para a fase de maturação sexual, ficam mais territorialistas e se dedicam ao desenvolvimento do canto que possuem vetorizado.

Essa fase segue até a próxima muda e é conhecida como fase da lapidação do canto. Passada a primeira muda de pardo, pouco poderá ser feito para corrigir um defeito de canto, embora não seja difícil estragá-lo no convívio com outros pássaros.


Durante a primeira fase não devemos veicular um canto com muitas repetições, que dificultariam a gravação pelo filhote.

O número ideal seria três repetições, preservado o canto de saída. Um número de repetições menor poderia levar o filhote à confusão, memorizando os módulos de entrada e de repetição como um único módulo.


Em um computador dotado de gravador de CD-R, com o auxilio do Sound Forge cuidamos da preparação do primeiro cd de instrução.

Extraímos uma faixa do cd que contém o canto que desejamos encartar, para o disco rígido do computador editamos conforme nossa necessidade.

Basta agora escolher uma cantada com mais de três repetições, selecionar e excluir as repetições excedentes, cuidando para que o canto de saída seja preservado. Essa será nossa primeira instrução de canto.

Selecionando e copiando essa cantada de três repetições poderemos repeti-la quantas vezes desejarmos, posicionando o cursor e colando-a. Entre as cantadas devemos inserir algum tempo de silêncio e várias pialadas para chamar a atenção do filhote.

O arquivo em que estamos trabalhando deve ser salvo no disco rígido para posterior gravação em um CD de instrução. Devemos repetir a gravação dessa faixa editada até que o tempo de execução no CD seja de aproximadamente 15 min.

O restante do CD de instrução pode ser preenchido com gravação de sons de água corrente. Se ocuparmos o restante do CD (aproximadamente 45 min) com som alternativo, não será necessária temporização, bastando que sua execução se repita por todo o dia.

Dessa forma poupamos o aparelho do danoso liga/desliga e não corremos o risco de uma catada interrompida. Essa primeira instrução pode ser repetida até os 60 dias do filhote.

A partir dessa idade, uma nova instrução, com cantadas de cinco e de três repetições, intercaladas, com tempo de execução aumentado para 20 min e intervalos de 60 min será executada até os seis meses.

A partir dos seis meses instruções com cantadas de três, cinco, sete e nove repetições alternadas devem ser executadas por 30 min com intervalos de 60 min.

Na medida da desenvoltura do filhote podemos preparar instruções que incluam cantadas com maior numero de repetição, mantendo-se, no entanto, sempre algumas com três e com cinco repetições.

Comentários

Postagens mais visitadas