O PARDO

Atenção! as dicas são para filhotes nascidos em cativeiros.


Todo filhotinho que se preze é arisco após sair do ninho.
Um mundo novo, barulhos, novos estimulos sonoros e luminosos, o instinto natural do o medo de predadores.

Os mais inexperientes principalmente, ficam muito ansiosos e até incomodados quando vão tratar do seu primeiro pardinho e o mesmo se debate na gaiola, ou até mesmo quando ficam pulando de poleiro em poleiro, agitados.

Situação perfeitamente normal.Acho que não se deve brincar muito com o pardo, como disse, ja cometi esse tipo de erro e poderia ter um pássaro muito melhor.Mas alguns macetes que uso dão muito certo, e pardos extremamente bravos e ariscos, de cativeiro é claro, ficaram muito mansos e dóceis.

Nunca faça movimentos bruscos, inicialmente chegue devagar na gaiola.O medo do animal diminui a cada dia.A mudança de gaiola de lugar é a principal dica. Uma gaiola pequena é muito pior para se deixar o pardo inicialmente.Ele se sente acuado e ai sim é que se debate.Uso gaiolas 8 a 10, e sempre a "maritaquinha" em cima do lado oposto.

Pegue a gaiola com uma mão apenas, e só mude o passo, com a gaiola na mão, quando ele parar de se debater.Deu um passo, se debateu, pare, mesmo que ele fique dependurado na gaiola.
Depois disto, ele começará a ficar na maritaquinha, e é claro, se debatendo eventualmente.

Mas não se deve esqueçer, se debateu, não ande, fique imóvel, com a gaiola a certa distancia, segura por uma mão apenas.Essa dica é para os mais inexperientes.Pássaro que nunca viu óculos ou boné é claro que se assusta, mas se ja foi acostumado, não há problemas.

Quando ja estiver mansinho, mudando de lugar ou andando com o mesmo na mão e não estiver mais agitado, ou seja, quetinho ho puleiro, começa o novo passo.
Eu estalo o dedo, com o braço junto ao corpo.Com isto ele fica condicionado e mais esperto.O estalar de dedo, não para ele, mas apenas o barulho, ja indica que mudará de lugar.

Um outro erro comum é achar que um lugar cheio de gente, movimentado e com muito barulho amansa o pardinho mais fácil.Isto não é verdade, piora e atrasa o pássaro.Este tipo de local é benéfico quando o pássaro ja estiver aberto, firme de notas, cantando bem.

Isto são meus métodos, respeito o de outros, e a minha intenção é contribuir, principalmente aos mais novos, para que não cometam erros que cometi.Estamos sempre aprendendo.
eles amansam com o tempo...

Comentários

Postagens mais visitadas