TREINAMENTO PARA A ESTACA DE CANTO CLÁSSICO

Em um torneio de canto, pássaros não são julgados e sim as apresentações.

Daí que um curió reconhecidamente superior poderá, em um dia de apresentação deficiente, ser superado por outros com qualidade de canto inferior.

A apresentação do curió será efetuada em um tempo de 5 minutos, nas instalações destinadas às apresentações dos pássaros de sua modalidade de canto e na hora em que for chamado.

Muitas vezes o curió não está em um bom momento ou estranha as instalações e compromete sua apresentação.

É necessário um trabalho de condicionamento.

Inicialmente no local onde o pássaro vive. Deve ser mantido encapado. Deve ser mudado de local e a capa da gaiola deve ser retirada algumas vezes. Se cantar dentro de um intervalo de 5 minutos, devemos deixá-lo cantar por algum tempo, até que comece reduzir o volume de canto. Se não cantou, ao final dos 5 minutos deve ser novamente encapado e guardado.

Quando já estiver bem condicionado, cantará na retirada da capa.

Uma segunda fase do condicionamento para os torneios implica deslocá-lo encapado para locais desconhecidos do pássaro.

Repetir o procedimento da primeira fase. Cantou nos 5 minutos, deixá-lo cantar até que comece a reduzir o volume de canto.

Não cantou após 5 minutos, encapá-lo e guardá-lo. Neste manejo é desejável o emprego de uma estaca articulada, para facilitar o manejo em local aonde não exista possibilidade de pendurar sua gaiola.

Mas a estaca móvel não deve ser usada em todas as oportunidades, pois há risco de o curió ficar condicionado à estaca.

Essa fase do condicionamento, embora fundamental para ótimas apresentações, é muito arriscado para a conservação da qualidade do canto.

Os curiós são hábeis imitadores e incorporam com grande facilidade novos elementos ao seu canto. Os locais devem ser escolhidos com critério e os treinamentos realizados com parcimônia.

Comentários

Postagens mais visitadas