INFERTILIDADE

Infertilidade na Criação em Cativeiro de Aves Silvestre

Uma das perguntas mais ouvidas na internet e :Oque fazer para o meu galador voltar a encher ovo!? As pessoas pensam que existe um remédio único e milagroso que trará a sua maravilhosa ave ao apogeu de afrodite .Não existe milagre .O primeiro passo é observar se sua ave esta em
condições de reproduzir,ou seja ,esta obesa ou não. Ave obesa não reproduz pelo simples fato de superaquecer a mesma levando a uma não produção de espermatozóides
ou óvulos na fêmea.


O segundo passo é observar as condições higiênico-sanitário do plantel.Muitos criadores só gritam por ajuda quando já perdeu mais de 50 ovos em branco..Todo criador deve pensar com 1 ano de antecedência os seus passos.Não adianta que não vai salvar a temporada no meio.Todo plantel deve fazer exame parasitológico de fezes é o minimo!! Mas se for uma pessoa com visão fará também cultura e antibiograma,salmonelose e micoplasmose.

A visão empresarial deve mudar.Isso se chama investir no se plantel.Muitos compram galadores por pequenas fortunas e não investe 1 real com veterinário,exames e profilaxia, E quando investe quer resultado imediato .

Vimos que obesidade atrapalha a fêmea e também o macho na fertilidade, assim como as doenças , salmolenose , micoplasmose e outras bactérias, excesso de medicamentos ,sobrecarregar o plantel com carbohidratos e proteínas tambem é prejudicial , ainda mais sem orientação de um especialista no assunto ....Um veterinário !!!


CRIAR É PRESERVAR

Comentários

Postagens mais visitadas